Vegetariana - E agora? (Parte 1)



Oláá granolas, tudo certo ai? Aqui tudo ótimo.

Hoje eu vim contar um pouco sobre como é ser vegetariana. Como comecei, o porquê e como as coisas estão atualmente. 


O que é vegetariano? Vegetariano não se alimenta de nenhum tipo de carne animal e suas derivações. Por exemplo, peixes, frango, coxinhas, salsichas, presuntos, mortadelas, nuggets e por aí vai. Muitas pessoas acham que carne é apenas aquela carne vermelha que vem do boi. Mas não, tudo que seja derivado de carne de gado ou de qualquer outro animal, vegetarianos não comem. 



Mas tu come queijo? Sim, vegetarianos comem queijo. Tem divisões dentro do vegetarianismo, os ovo-lacto-vegetarinos e veganos. Tem alguns outros tipos, mas por hora vou explicar esses dois. Ovo-lacto-vegetarianos é o grupo que me encaixo. Neste comemos ovos e leite, produtos de origem animal, então queijos, chocolate, iogurte, manteiga e por aí vai. Já os veganos, não comem NADA que tenha origem animal. E isso evoluí para todo um estilo de vida, pois vai muito além da alimentação, veganos não usam couro, nem cosméticos ou qualquer produto que utilize animais. 

ps: Não sou vegana, porém adotei algumas filosofias deles. Não uso couro e procuro comprar produtos que são contra o uso de animais. 



Por que e como me tornei vegetariana? Confesso que não sei bem o exato momento que me despertou algo. Só sei que alguma coisa me incomodava e muito. Minha situação digamos que é complicada, sou do Rio Grande do Sul, onde tradicionalmente o uso de animais para tudo é levado como algo normal. Churrasco no domingo, com uma carne BEM mal passada, pingando sangue, faz muitos babarem por um pedaço. Rodeios e todo o tipo de festa tradicionalista é feito sem nem ser questionado, pois afinal, é tradição. Além disso, fui para uma área de estudo que quanto mais tu mostras que és gaúcho melhor és. Fui logo fazer o curso de Medicina Veterinária. Um curso que teoricamente serve para cuidar dos animais, mas muitos alunos AINDA se vangloriam por seguirem cuidando dos animais, como a velha estampa gaúcha de anos atrás cuidava. Principalmente quando se trata de grandes animais, quando socos, tapas e até mordidas não conseguem fazer uma égua assustada parar. E logo eu, que vou contra tudo isso, faço parte de tudo isso. (Mas calma gente o pessoal da veterinária é legal, hoje em dia esses alunos já são um grupo bem reduzido. Conforme eles vão avançando no curso, vão entendo que tradicionalismo é diferente de "modo correto de fazer as coisas"). Mas voltando ao assunto, me tornei vegetariana como? 

Comecei estágio em uma clínica veterinária aqui da minha cidade e junto com isso, começaram na faculdade as cadeiras de inspeção e higiene. Nesta clínica que trabalhei conheci uma veterinária muito gente boa, a Carla, que é vegetariana. E não sei explicar o porquê, mas tudo o que ela me falava, fazia muito sentido. Ela não falava mal de quem comia carne, ou fazia piada como muitos fazem, apenas explicava como as coisas aconteciam. Me emprestou alguns livros e antes mesmo de eu terminar o primeiro, já tinha me tornado vegetariana. **Obrigada Carla, tu foi muito importante nesse processo. :D

Já na faculdade, quanto mais eu conhecia como era feito o abate e como o controle era falho, mais eu queria largar esse hábito de comer carne. Pois, existem sim maneiras de fazer um abate correto e também existe quem fiscaliza, mas o número é tão desproporcional, que não tem como todos serem fiscalizados. Alguns só são de fato fiscalizados, por causa de denúncias. Fui entendendo que a carne que comemos não é de boa qualidade e que se é boa, muitas vezes ela é armazenada em péssimas condições. Fora o sofrimento do animal. 
E aí entramos em um ponto importantíssimo, que é a questão espiritual dos animais e a sua sensibilidade, pois eles sentem sim. Sofrem. E só não queria eu ser responsável por causar dor e sofrimento para um ser que não pode nem se defender.

Um dia numa aula de higiene, mandei mensagem para minha mãe dizendo que tinha decidido me tornar vegetariana. Mas como eu gosto de datas, escolhi um dia oficial para comer meu último pedaço de carne. Qual data mais simbólica? No dia 31/08/13, um McDia Feliz, comi minha última carne. Então, neste ano faz 2 anos e pouquinhos que me tornei vegetariana. 



Início foi difícil, alguns amigos não entendiam. Outro faziam piadas. Colegas da faculdade disseram que eu estava indo contra o curso, pois é função do veterinário incentivar o consumo de carne, fiscalizar produto e aumentar a venda. Assim, eu estaria indo contra uma área de trabalho muito grande. Fora a família, que foi só descobrir que eu não comia mais carne, começam a se preocupar com proteínas, anemias e até câncer. :P



A postagem está enorme e juro que tenho muito mais coisa para escrever. Então vou explicar mais sobre a alimentação e como estou levando até hoje em uma outra postagem. Mas um conselho, caso você tenha o interesse de começar uma dieta vegetariana, faça. Comece aos poucos, reduzindo a carne vermelha, ficando um dia da semana sem comer carne e depois ir aumentando. Aos poucos tudo dará certo.  

Se vocês tiverem alguma dúvida podem deixar nos comentários ou comentar na nossa página do facebook.

Um super beijo e até a próxima.





0 comentários:

Postar um comentário

Hellya

Made with by Odd Themes - Traduzido Por Mais Template